O que é Guia do INSS?
Guia do INSS é o documento que vai te permitir pagar o INSS, só isso.
Qual é a diferença entre Guia do INSS e Carnê do INSS?
Ao dizer “carnê do INSS” as pessoas estão se referindo ao bloco com 12 guias de pagamento. Antigamente só havia essa forma de conseguir as guias, ou seja, você ia à uma papelaria e comprava um carnê do INSS com 12 guias e as preenchia à mão. Até hoje isso existe e muita gente ainda paga o INSS assim, mas também existe a possibilidade de preenchimento direto no site do Meu INSS, como você pode conferir no vídeo acima.
Como preencher à mão a Guia/carnê do INSS?
Para preencher à mão a guia do INSS, como disse antes, você precisará ir à uma papelaria e comprar um “carnê do INSS”. Depois precisará preencher à mão a guia com seus dados. É muito provável que você fique em dúvida nos seguintes campos:
Código de Pagamento: cada contribuinte tem um código de pagamento e um percentual que incide sobre o rendimento. Os mais importantes são:
- 1007, para autônomos em geral. O percentual é de 20% sobre o rendimento que você declarar. Assim, se declara que recebe R$2000,00, terá que recolher R$400,00 (20%) a título de contribuição mensal ao INSS;
- 1163, para autônomos que queiram abrir mão da aposentadoria por tempo de contribuição. Depois da reforma da previdência, com a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição, é o código que a maior parte das pessoas passará a utilizar. O valor da contribuição é de 11% do salário mínimo;
- 1406, para as donas de casa e estudantes e o valor é de 20%;
- 1473, para donas de casa e estudantes e o valor é de 11% sobre o salário mínimo, mas ele exclui o direito à aposentadoria por tempo de contribuição.
Para ter acesso a outros códigos de recolhimento.
- Competência: é o mês que está querendo pagar. Você sempre paga o mês que se passou. Assim, se está no primeiro dia de fevereiro a competência que pode pagar em dia é janeiro e é essa que vai escrever no campo competência;
- Identificador: é o seu número NIT ou PIS. Para conseguí-lo, você olha na primeira folha de sua carteira de trabalho, ou vai ao INSS;
Qual é a data de vencimento da Guia ou Carnê do INSS?
O prazo para pagamento das guias do INSS é o 15º dia do mês subsequente. Assim, se quer pagar o mês de janeiro, deverá fazê-lo entre o dia 1º e o dia 15 de fevereiro.
E se eu esqueci de pagar minha guia ou carnê?
Em tese você pode recolher suas competências vencidas, mas nem sempre conseguirá fazê-lo. Em casos extremos, de pessoas que deixaram de pagar por vários anos, o INSS tem se recusado a receber parcelas vencidas, exigindo a comprovação de ter a pessoa realmente trabalhado no período.
O pagamento em atraso serve para tudo?
Não. O pagamento em atraso não serve para carência, que é o tempo mínimo exigido para cada benefício. Assim, para aposentadoria por invalidez, você tem que pagar ao menos 12 meses em dia; já para a aposentadoria por idade, deve pagar 15 anos em dia.
E se eu pagava a menos, posso complementar?
Se você pagou em percentual de 5% ou de 11% poderia complementar para 20% sem problemas, já se pagava sobre uma base errada, não conseguirá complementar. Em outras palavras, se você tinha uma renda mais alta do que a que declarou, não conseguirá corrigir isso.
Caso você esteja com problemas para aposentar-se por tempo de contribuição, ou por idade, recomendo os conteúdos de um site que tem sido muito elogiado por nossos usuários. Assim que você entrar no site, perceberá que eles têm um serviço de dúvidas por WhatsApp gratuito. Nós testamos o serviço e é mesmo muito confiável.